Ideia+

Ideia+: mais informação na rede

Espaço dedicado à criação, à discussão crítica e à divulgação de eventos associado à revista de cultura libertária.

IV edição do Simpósio de Educação: Cotidiano, História e Políticas  é promovido pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Geraldo Di Biase. Esta edição tem o tema: “Educação Infantil em perspectiva: concepções e práticas” e terá em sua Conferência de Abertura o Professor Rômulo dos Santos Paulino (LAB ARTE/FEUSP) com a temática “Infância e liberdade”. O evento decorre de 16 a 19 de Outubro em Volta Redonda, Rio de Janeiro (Brasil). Estão abertas as inscrições. Mais informação disponível no sítio educação libertária aqui.

4º Fórum Geral Anarquista 2018 – São Paulo – Brasil| Programação

Programa deste evento publicado no sítio da Liga Anarquista do Rio de Janeiro.

Encontro dos Bardinhos: Culturas e Dissídios

Programa do encontro anual organizado por Joel Ghazarian que decorrerá nos dias 16 e 17 de Junho na Quinta dos Bardinhos, próximo de Portalegre.

Encontro sobre Imprensa Libertária 

No Centro de Estudos Libertários / A Batalha  (Azinhaga da Alagueza, Lote X, c/v esq., Olivais Velho, Lisboa), dia 2 de Junho de 2018, 18 horas.

8ª conferência da Rede de Estudos Anarquistas da América do Norte

Divulga-se o apelo da organização para apoiar esta conferência.

Homenagem a José Maria Carvalho Ferreira

Breve nota sobre a sessão de lançamento do livro UTOPIA, ANARQUIA E SOCIEDADE no dia 7 de Junho de 2018.

Um Projecto Libertário, sereno e racional

Nota sobre a sessão de lançamento do livro de João Freire no dia 1 de Junho de 2018 na Feira do Livro em Lisboa.

Henrique Tavares: obra completa

Portugal : a revolução impossível?

unnamed

No tarde de 25 de Abril de 2018 decorreu no auditório do do Museu Arqueológico do Carmo, o lançamento do livro de Phil Mailer, Portugal: a Revolução Impossível?, texto traduzido por Luís Leitão e editado pela Antígona. A obra descreve de forma analítica os acontecimentos revolucionários em Portugal entre o dia 25 de Abril e o 25 de Novembro, sob o olhar participante de um militante anarco-sindicalista irlandês. A nota introdutória de Maurice Brinton sobre este texto foi publicada no Solidarity (Londres) em Outubro de 1976 (e pode ser lida aqui em inglês). A obra, que sai agora pela Letra Livre, foi publicada parcialmente em português, pela primeira vez, em 1978 na Afrontamento. Em 2012, teve uma nova edição inglesa.

Anarquismo na América: simpósio

Informação sobre este simpósio integrado no VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS), que ocorrerá entre os dias 27 e 31/08, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Campus Maracanã, Rio de Janeiro- RJ.

Nordés, o novo periódico anarquista galego

Fruto da colaboração entre os projectos A irmandade da costa e Ardora (s)ediçons anarquistas, nasce este periódico de carácter mensal com a idea de difundir nas ruas información crítica em papel.

A Batalha prepara-se para celebrar o seu centenário

A 23 de Janeiro de 1919 surgia o primeiro número do diário A Batalha. Inicialmente, o jornal era propriedade da União Operária Nacional, mas, poucos meses mais tarde, com a formação da Confederação Geral do Trabalho, passaria para a égide deste nova organismo sindical.

Imigração e Anarquismo: experiência migrante e militância libertária

Dossier temático do número 4 da Navegar Revista de Estudos de E/Imigração do Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI-UERJ), Rio de Janeiro.

Lançamento d’ A Ideia no Museu do Aljube em 16 de Dezembro de 2017

Breve nota informativa sobre este evento.