Sobre a revista

A IDEIA: revista de cultura libertária foi fundada em 1974 por João Freire, seu proprietário, sendo dirigida e editada por António Cândido Franco desde o número 71 (2013). É publicada em suporte papel reciclado (500 exemplares) com uma periodicidade anual (número duplo ou triplo) e pode ser encontrada em formato digital neste espaço.

 

A Ideia é uma revista que faz da cultura o seu campo de acção. Através da criação poética e plástica, da expressão filosófica, da pesquisa social, da investigação histórica, da abertura a uma ciência humanizada, desligada dos interesses lucrativos do dispositivo industrial/militar, a publicação visa criar as bases dum espírito livre, criativo, gratuito e solidário, contributo efectivo para a realização plena de todos os seres vivos. Tirando este princípio geral, suficiente para lhe dar um propósito de acção, o libertário, e uma família de ideias, o anarquismo cultural, a revista não tem plataforma programática.

As colaborações não solicitadas são desejáveis, embora sujeitas a validação; da sua edição ou não, a revista dará sempre nota ao autor. A responsabilidade dos textos assinados – incluindo traduções – cabe aos autores, respondendo o director pelos não assinados.

Os trabalhos publicados, salvo indicação expressa em contrário dos autores, não têm direitos reservados e, sem intuitos comerciais, com indicação de autor/fonte, podem ser reproduzidos livremente. Não se segue nenhuma norma ortográfica e várias grafias do português podem coexistir. A revista aceita ainda publicar, sem tradução, textos em francês, castelhano, catalão, italiano e inglês.

Este sítio apresenta-se como o espaço na web da revista de cultura libertária A IDEIA. Embora os números mais recentes tenham sido disponibilizados até agora pelo Portal Anarquista, pretende-se agora disponibilizar, em acesso livre, os conteúdos desta revista e abrir um espaço de divulgação e debate neste meio.


A revista pode ser encontrada em:

  • Lisboa, na Livraria Letra Livre: calçada do Combro, nº 139, 1200-113 Lisboa;
  • Setúbal, na Livraria Uni-Verso: rua do Concelho, 13, 2900 Setúbal;
  • Coimbra: na Livraria Alfarrabista: R. Miguel de Carvalho, Adro de Baixo, 6, 3000 Coimbra;
  • Porto, na Saco de Gatos: Rua do Rosário n.o 281, 4050-525 Porto

depósito legal: 365900/13
registo do título: 104 197
ISSN: 0870-6913