Imigração e Anarquismo: experiência migrante e militância libertária

Acaba de ser lançado o número 4 da «Navegar – Revista de Estudos de E/Imigração», publicada pelo Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI-UERJ) e cuja editora responsável é a investigadora brasileira e professora Lená Medeiros de Menezes.
Neste número 4 encontra-se o dossiê “Imigração e Anarquismo: experiência migrante e militância libertária”, por meio do qual uma série de artigos discutem a relação entre anarquismo e imigração. O dossiê foi organizado por Angela Roberti, professora adjunta do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
A publicação contém excelentes reflexões de alguns dos mais renomeados investigadores nacionais e estrangeiros do Anarquismo, como Alexandre Samis, Giovanni Stiffoni, Carlo Romani, Elena Bignami, Amir El Hakim de Paula e Lená Medeiros de Menezes.
Além dos trabalhos que compõem o dossiê, integram a capa_NAVEGAR2revista outros artigos sobre imigração escritos por investigadores brasileiros, como José Carlos Sebe Bom Meihy, da Universidade de São Paulo e da Unigranrio, e Maria Luzia Ugarte Pinheiro, da Universidade Federal do Amazonas.

Na secção Entrevista, a historiadora Marly de Almeida Gomes Vianna concedeu às pesquisadoras Angela Roberti (UERJ-PPGHCA/UNIGRANRIO) e Érica Sarmiento (UERJ-PPGH/UNIVERSO) uma entrevista acerca da sua trajetória política enquanto militante do PCB nos anos 1960-1979.
Finalizando este número 4 da Navegar, encontra-se uma resenha da professora e investigadora Vera Lúcia Cabana de Queiroz Andrade (IHGB), sobre o livro Sabores, memória e imigração. Galegos e andaluzes (Curitiba: Prismas, 2017), de Dolores Martín Rodríguez.
Confiram no link abaixo e boa leitura.
http://www.labimi.uerj.br/navegar/

Angela Roberti

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s